Carlos de 24 anos, solteiro, vivendo na Matola, Província de Maputo, interessou-se muito cedo pela área da Soldadura, tendo estudado em uma Escola de Formação industrial, o curso base e Médio de Soldadura. Cedo, enquanto cursava o curso médio de Soldadura, aos 22 anos de idade, em 2016, é admitido em uma empresa na Cidade de Maputo, que se dedicava à soldadura, rectificação de Cambotas, cilindros e outro material metálico. Os primeiros passos nesta nova empreitada da sua vida, afinal se tratava do seu primeiro emprego, passando a auferir um salário, consubstanciaram-se num sonho, pois aperfeiçoava o seu conhecimento, mas também aprendia mais com a prática.
De um mundo de sonho, em 2012, as coisas mudam em 2014, quando Carlos começa a sentir que a sua condição física vai mudando, ou seja, foi perdendo peso, tenho passado dos 80kg para 45kg num espaço de meses. Este facto, não só visto pelo próprio Carlos, mas também por alguns familiares, amigos e colegas. Porque este estado físico era acompanhado por tosse constante e mal-estar, o patronato do Carlos recomenda-o a se dirigir a uma Unidade Sanitária, tendo se dirigido ao Hospital Provincial da Matola, onde fora diagnosticado Tuberculose, e que possivelmente tenha sido adquirida pela natureza do trabalho que este desempenhava. Pasme-se, tudo mudou, até que já há meses que Carlos sentia que a vida tinha mudado, pois a debilidade física levou-o a ser discriminado pelas pessoas próximas.
O passo a seguir foi seguir o com o tratamento dado na Unidade Sanitária, que levou 1 ano. Ao longo do tratamento, Carlos começou a registar assinaláveis melhorias, aumentando seu peso e paulatinamente se reinserindo na Sociedade, reduzindo a discriminação de que era alvo. O tempo foi passando, e em 2016 Carlos já estava bem, apenas fazendo consultas de rotina na Unidade Sanitária, tendo em a partir de Junho de 2017 regressado ao trabalho, por sinal na mesma empresa, que o apoiou durante este tema, tendo sido reforçada a segurança e Saúde dos trabalhadores, de modo a evitar que tanto Carlos ou outros trabalhadores não se infectem por qualquer que seja Doença Pulmonar e ou Ocupacional.
Hoje Carlos está livre da Tuberculose graças ao seguimento que fez no tratamento, tendo sua vida voltado à normalidade.